Pesquisar este blog

domingo, 14 de novembro de 2010

Dicas de viagem: Tunísia

Dicas de viagem: Tunísia

Aproveitando o embalo, decidi deixar algumas dicas pra quem ficou curioso em saber mais sobre a Tunísia. Não que eu seja especialista no assunto, mas não custa nada tentar! Como vocês podem ver no mapa aqui do lado, a Tunísia é um dos MENORES países da África (entre Algéria e Líbia) e um de seus principais setores da economia é o TURISMO. O clima mediterrâneo atrai especialmente turistas europeus (franceses, holandeses, alemães e muitos escandinavos em busca de praia e sol). O setor é bem desenvolvido, já existem muitos hotéis de 4 e 5 estrelas na costa mediterrânea, sendo que os principais resorts turísticos são Hammamet e Port El Kantaoui (onde fiquei). Port El Kantaoui - também apelidado de St. Tropez da Tunísia - é o resort mais antigo do país, construído nos anos 70 e parte da província de Sousse. Sousse  por sua vez é a terceira maior cidade da Tunísia e sedia uma das mais famosas mesquitas do país (patrimônio universal da Unesco). Vi a mesquita mas não entrei por causa do susto que levei na medina logo ali do lado, leia minhas aventuras na parte II.

Mas não se iludam, a Tunísia é muito mais do que praias, tem muita história também! Como a primeira e maior mesquita do Norte da África, em Kairouan. Tem obviamente a capital Tunis e Cártago com suas famosas ruínas, quem não lembra daquelas aulas de história sobre a antiguidade? E pra quem gosta de ruínas, não perca El Djem, o segundo maior anfiteatro romano da antiguidade, só perdendo pro Coliseu de Roma! Outra excursão altamente recomendada - e a única que realmente me arrependi de não ter feito - foi a pitoresca aldeia de Sidi Bou Said, com suas casinhas brancas e azuis...Perto de Sousse tem ainda Monastir, que me foi recomendada por alguns locais. E tem também Djerba, uma ilha muito visitada pelos turistas no Golfo de Gabes. Pra completar, o sul do país abrange uma parte do deserto do Sahara, sendo Douz o portão de entrada para uma aventura no deserto - eu não arrisquei a excursão de dois dias porque com o calor excessivo meu filho não voltaria vivo de lá!!! Vejam bem, 40 graus na praia...e no deserto, temperaturas acima de 45 graus, beirando 50 graus. Não, obrigada.

 Anfiteatro de El Djem


Pra finalizar, se eu tivesse de dar apenas uma dica sobre a Tunísia seria: não vá no verão (julho-agosto). A menos que você more no Brasil e esteja acostumado a suar em bicas o dia inteiro...Pros brasileiros que moram na Europa como eu e já se acostumaram a temperaturas mais amenas, eu recomendo o mês de outubro, com temperaturas em torno de 25 graus e ideais para explorar melhor o país (e muito menos turistas). Eu fui com meu europeuzinho e ele passou tanto calor que nem deu pra fazer as excursões!!! Em compensação curtimos uma semana bastante relax com muita praia, piscina e passeios de barco. Pra quem mora na Holanda, já está ótimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário